Como receber o Bolsa Família pela conta poupança da Caixa

Você sabia que a partir de agora será possível receber o Bolsa Família por uma conta poupança da Caixa? A novidade foi divulgada nesta semana pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), órgão responsável por gerenciar o programa. A nova medida traz uma série de benefícios para facilitar a vida dos beneficiários no que se refere a serviços de consulta e saque dos valores.

Se você não tem uma conta na Caixa e deseja começar a receber os pagamentos pelo banco, não precisa se preocupar. A partir de agora nós vamos explicar tudo o que você precisa fazer para abrir uma conta no seu nome. Acompanhe o texto até o final e confira as dicas.

Como abrir uma conta poupança na Caixa

receber-bolsa-familia-caixa

Antes de mais nada, é necessário dizer que a conta poupança deve estar no nome do Responsável Familiar. Se ela for aberta em nome de outra pessoa da família, não será possível receber os benefícios. O Bolsa Família e a Caixa não cobram nenhuma taxa ou valor adicional para o beneficiário ter sua poupança na Caixa.

Para solicitar uma nova conta, você precisa comparecer a um dos locais abaixo com o seu CPF:

  • Agências da Caixa
  • Casas lotéricas
  • Unidades do Caixa Aqui

Apenas o CPF do Responsável Familiar é necessário. Também não é preciso levar o os documentos dos outros membros da família. Ao registrar a nova conta, você deverá cadastrar uma senha para utilizar o cartão de débito que será enviado para a sua residência.

Um aspecto interessante que vale a pena ser ressaltado é que a movimentação da conta será igual a das outras poupanças. Ou seja, ela terá rendimento de 0,5% ao mês mais variação da Taxa Referencial.

Cartão da conta

Você receberá um cartão da poupança da Caixa entre 7 e 10 das após abrir a sua nova conta. Ele é um cartão de débito da bandeira Elo. Após fazer o desbloqueio, você poderá realizar as seguintes operações:

  • Sacar o benefício (até dois saques por mês)
  • Tirar o extrato (até duas emissões por mês)
  • Consultar o saldo da conta
  • Fazer compras

Vale lembrar que o cartão deverá ser desbloqueado quando você for utilizá-lo pela primeira vez em um caixa automático. Para desbloquear, você precisa informar a senha que foi cadastrada no momento da abertura da conta. Após o desbloqueio, o cartão do Bolsa Família será desativado e você só poderá receber os benefícios pelo cartão da conta.

Já tenho conta poupança na Caixa

Se você já tem uma conta poupança na Caixa e quer receber os valores por ela, basta você ir a uma agência da Caixa, casa lotérica ou unidade do Caixa Aqui para solicitar a mudança na forma de pagamento. Essa opção já está disponível para todos os beneficiários.

Todos os beneficiários deve abrir a conta?

Não. Vale lembrar que as famílias não são obrigadas a abrir a conta poupança na Caixa para ter acesso aos benefícios. Você pode continuar a receber da forma tradicional, ou seja, sacando o pagamento com o cartão do Bolsa Família ou com o Cartão Cidadão.

Sobre o Bolsa Família

O Bolsa Família é um plano de complemento de renda voltado a atender a população de baixa renda. Mensalmente, o programa destina recursos para auxiliar milhões de brasileiros a superar a condição de pobreza e de extrema pobreza. Além de receber os benefícios financeiros, os cadastrados têm acesso a direitos básicos de todo o cidadão nas áreas de assistência social, saúde e educação.

Essas foram as informações para você aprender a receber o Bolsa Família pela conta poupança da Caixa. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso tenha alguma dúvida, escreva sua pergunta na seção de comentários.