Bolsa Família bloqueado: Aprenda como reativar os pagamentos do seu benefício

O corte nos pagamentos do Bolsa Família é uma realidade vivenciada por muitas famílias devido à falta de atualização do Cadastro Único (CadÚnico) ou ao descumprimento das regras que regem os pagamentos. Confira abaixo algumas orientações para resolver esse problema.

Os cancelamentos no Bolsa Família fazem parte de um processo de reconstrução do Cadastro Único. Essa plataforma mapeia famílias de baixa renda no Brasil e busca corrigir distorções identificadas pela CGU e TCU, além de investigações judiciais.

Conforme o Governo Federal, as informações do CadÚnico serão cruzadas com dados de outros órgãos federais, incluindo a Receita Federal, responsável por fiscalizar as movimentações financeiras dos brasileiros.

Se forem identificadas irregularidades, como renda superior ao limite do programa, os beneficiários serão notificados e, em alguns casos, terão o benefício cortado.

Como evitar o bloqueio do Bolsa Família

Para evitar o bloqueio do benefício, é essencial manter os dados atualizados no CadÚnico. Esse processo de atualização deve ser realizado periodicamente, e as famílias que não fizeram o procedimento nos últimos 24 meses também correm o risco de ter o benefício cortado.

Para atualizar os dados é necessário comparecer a uma unidade do CRAS próxima à residência da família. É fundamental apresentar o documento de identificação com foto do responsável familiar e o CPF dos demais membros da família.

Em caso de mudança de endereço ou outras alterações na composição familiar, como nascimentos e mortes, também será exigido um documento comprovando a mudança. Além disso, é importante atualizar o telefone e celulares dos membros da família, caso haja alguma mudança.

Para obter mais informações sobre o dia do depósito do benefício na sua conta, basta realizar uma consulta usando o CPF e o Número de Identificação Social (NIS) no site ou aplicativo do Cadastro Único.

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