Unificação do repasse do Bolsa Família permite antecipação do saque para os beneficiários

O cronograma de pagamentos do Bolsa Família teve início em 16 de fevereiro e está previsto para encerrar em 29 de fevereiro. No entanto, muitos beneficiários foram pegos de surpresa com a antecipação do pagamento em várias cidades do Brasil.

Quando há decreto de estado de calamidade pública, o pagamento do Bolsa Família é unificado, evitando a espera pela ordem do NIS (Número de Identificação Social). Isso é especialmente comum em situações de desastres naturais.

Onde ocorreu a unificação do pagamento do Bolsa Família?

No primeiro dia do cronograma, 1,25 milhão de famílias de 85 municípios em estado de emergência ou calamidade pública foram beneficiadas com a antecipação do pagamento do Bolsa Família. Diferentemente do padrão de espera com base no final do NIS, que leva 10 dias úteis, essas famílias receberam o valor em 16 de fevereiro. Os estados contemplados foram:

– Rio Grande do Sul – 62 municípios;
– Rio de Janeiro – 10 municípios;
– Sergipe – 7 municípios;
– Paraná – 3 municípios;
– São Paulo – 3 municípios.

O investimento do Governo Federal nessas famílias chegou a R$ 845,88 milhões.

Novo processo de unificação no pagamento do Bolsa Família

Além dos municípios mencionados, o governo federal optou por unificar novamente o repasse do Bolsa Família, no meio do cronograma. Mais de 24,9 mil famílias de 12 cidades do Paraná puderam sacar os valores na sexta-feira (23), sem seguir a sequência prevista no calendário.

Essa ação foi motivada pelo decreto de calamidade ou emergência nessas cidades. Dessa forma, beneficiários com o NIS final de 6 a 0 receberam o Bolsa Família em 23 de fevereiro, enquanto os demais já haviam recebido seus pagamentos anteriormente.

As cidades contempladas foram:

– Antonina;
– Capitão Leônidas Marques;
– Chopinzinho;
– Guaratuba;
– Ivaipora;
– Matinhos;
– Paranavaí;
– Pérola;
– Pontal do Paraná;
– Primeiro de Maio;
– Quedas do Iguaçu;
– São João do Ivaí.

📂 Bolsa Família